28 de março de 2012

Trigo mourisco - sarraceno

      O sarraceno, trigo sarraceno, trigo mourisco, trigo mouro, trigo preto (Fagopyrum esculentum)  é uma dicotiledônea da família Polygonaceae.
      Planta anual, de caule ereto, herbáceo, ramificado, folhas alternas, sagitadas, uma única raiz principal ramificada. Inflorescência reunida num racemo corimbiforme, com flores hermafroditas. O fruto é um aquênio trígono.
     Do ponto de vista botânico tem sido identificadas 58 variedades distribuídas em duas subespécies (vulgaris e multifolium).
      Na prática ,tomando como base para identificação as características dos grãos, são reconhecidas apenas três variedades:
 Japonesa
 Prateada
 Comum
      Nativo da Ásia Central, o trigo sarraceno chegou à Europa durante a Idade Média, ocupando na agricultura européia, uma posição relevante até o descobrimento das Américas, quando foi introduzido o milho,. O cultivo ficou restrito aos terrenos montanhosos e com limitações ecológicas.
     Seu curto ciclo vegetativo torna insubstituível, tornando o único produto agrícola cultivado em larga escala na Sibéria.
      No Brasil, o cultivo foi introduzido por colonos eslavos e se popularizou nos anos de 1928 a 1930.
     De 1966 a 1974, o Brasil exportou 185 mil toneladas de grãos de mourisco, principalmente, para a Europa e Japão.

 Vantagens do cultivo do sarraceno:
1. Permite realizar até 3 (três) cultivos em uma única safra de verão devido ao seu ciclo curto (mais ou menos 60 dias);
2. Permite o cultivo em terrenos pobre e ácidos devido a sua rusticidade, ou aproveitar satisfatoriamente os resíduos de adubação da cultura precedente;
3. Por apresentar crescimento rápido e volumosa massa verde é indicado para cobertura do solo;
4. Sua abundante florada constituem uma formidável fonte de néctar com grande potencial de produção de mel ( de 110 a 170 kg de mel por ha);
5. Utilizada com planta forrageira, podendo ser usado na alimentação animal: o grão, a palha, toda planta, na forma de silagem;
6. Alto valor industrial para extração de rutina,  substância que regula o colesterol no sangue e reduz a hipertensão; possui as vitaminas do complexo B, B1 e B2, que regulam o funcionamento do sistema nervoso, além de reduzir a concentração de triglicerídeos. A rutina também é usada no tratamento de lesões provocadas por queimaduras danos causados pelo frio, raio X, radiação atômica e no tratamento de retinites e glaucoma.
7. Produção de farinha sem glúten para alimentação humana;
8. Grão para alimentação de animais (bovinos, suínos, ovinos eqüinos, caprinos, aves de postura e corte) com a seguinte composição:
 Proteína 10,21% (alto valor de lisina e triptofano)
 Matérias graxas 2,27%
 Hidrato de carbono 62,85%
 Fibra10,78%
 Cinzas 1,89%
 Cálcio 0,09%
 Fósforo 0,31%
 Potássio 0,45%
 Nitrogênio 1,63%
 O farelo após a retirada da farinha tem 30% de proteína e 7% de gordura.
     Rendimento no moinho:
 58% de farinha clara
 16% de farinha escura
 4% farelo
 22% casca
9. Investigações demonstraram que é capaz de se utilizar do fósforo e potássio pouco solúveis no solo, fato que classifica como uma planta recicladora de K e P;
10. Grande tolerância à acidez
11. Em função dos exsudatos radiculares e pelo fato de ser uma planta de família distinta (Polygonaceae) das prinicpais culturas como trigo, milho(gramíneas)  e feijão, soja (leguminosas), traz efeitos positivos na supreção de doenças, principalmente as radiculares que são de difícil controle, sendo recomendada na rotação de culturas;
12. Dispensa o uso de agroquímicos como herbicidas, fungicida e inseticidas;
13. Planta com características técnicas e econômicas que trazem resultados econômicos com a colheita de grãos, com produção média de 2 a 3 mil kg/ha;
      O peso de mil sementes é aproximadamente de 35 gramas.
      Recomenda-se plantar um linhas (20 cm entre linhas) ou a lanço utilizando 60 kg/ha de semente.
Na eventualidade de realizar adubação recomenda-se reduzir o nitrogênio para evitar o acamamento, usando fertilizantes a base de fósforo e potássio. Também é aconselhável usar boro no tratamento de sementes (1mg/kg).

 Alimentação Humana     Na cozinha polonesa, russa e judaica, o trigo sarraceno é usado para fazer uma papa, chamada kacha ou kache.
     Na cozinha francesa a farinha do trigo sarraceno faz parte da massa dos crêpes.
     Na cozinha ucraniana o trigo sarraceno se chama grechka e é largamente usado no dia-a-dia e também para confeccionar um dos pratos do menu natalino – a kutia.
     Na cozinha bretã a farinha do trigo sarraceno faz parte da massa dos crêpes.
     Na cozinha japonesa, o trigo sarraceno é chamada de sobá e é largamente usado no dia-a-dia pelos japoneses e também para fazer um dos pratos frios nos dias quentes de várias estações do ano, chamada de Haru-somén, Natsu-somén, Aki-somén e Fuyu-Somén, para fazer pratos tipos, como Lámen, Somen e Udon e para fazer prato quente ou frio na virada do ano, chamada de Toshikoshi-sobá.
     O país onde ainda é mais consumido é a Rússia, onde costumam consumi-lo na forma de grãos torrados adicionados de ovos e cebolas, resultando em uma especialidade chamada kasha. Já nos outros países, é mais consumido na forma de farinha.
     O macarrão soba, do Japão e as panquecas de trigo sarraceno, dos Estados Unidos são alguns exemplos do seu uso.
     O macarrão de trigo sarraceno (soba) é encontrado em lojas de produtos orientais, é de fácil digestão e preparado com uma mistura de farinha de trigo e trigo-sarraceno, a qual se acrescenta uma solução de bicarbonato de potássio.
     Alto valor industrial para extração de rutina,  substância que regula o colesterol no sangue e reduz a hipertensão; possui as vitaminas do complexo B, B1 e B2, que regulam o funcionamento do sistema nervoso, além de reduzir a concentração de triglicerídeos. 
     A rutina também é usada no tratamento de lesões provocadas por queimaduras danos causados pelo frio, raio X, radiação atômica e no tratamento de retinites e glaucoma.
     Ele não contém glúten, sendo uma ótima opção para os portadores de doença celíaca, que não podem consumir o glúten.
     Por outro lado, na maioria das receitas é adicionado de farinha de trigo, para um melhor resultado em receitas de pães.
     Na culinária, se utilizado o grão, ele deve ser lavado para retirar algum resíduo e cozido utilizando para cada porção do grão, duas de líquido. Normalmente demora cerca de 30 minutos para amolecer, em fogo baixo.
     Em termos nutricionais, é uma boa fonte de manganês, magnésio e fibras dietéticas. Seus efeitos benéficos também estão ligados à presença de flavonóides, principalmente a rutina, também conhecida como Vitamina P e a quercetina. Estes compostos protegem contra doenças pois agem como antioxidantes.     
     A sua proteína é de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais, incluindo a lisina. Em muitos estudos, uma alimentação rica em grãos integrais como o trigo sarraceno mostraram suas propriedades preventivas contra doenças como as cardiovasculares, incluindo a arteriosclerose, diabetes e obesidade entre outras, principalmente por seu teor de fibras e outros compostos que incluem as gorduras polinsaturadas e que podem ter um efeito protetor contra estas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário